Salvador chega aos seus 462 anos enfrentando os desafios de uma cidade que é hoje a terceira maior do país em população e que precisa conciliar o seu legado histórico com o processo cada vez mais intenso de modernidade, na busca por soluções capazes de responder a crescente expansão demográfica e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade de vida do conjunto da sua população.

Editada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), a nova edição da Revista Veracidade chega ao público com a missão de apresentar opiniões técnicas que contribuam para o debate sobre o futuro da nossa Capital. A Cidade do Salvador deve, hoje, ser pensada como metrópole, exigindo toda uma reconfiguração no seu planejamento e administração a partir de uma nova realidade que se vivencia e que já é parte do cotidiano de cada soteropolitano.

Sem dúvida, estamos diante de um debate técnico, mas não podemos nos afastar das peculiaridades históricas e culturais da primeira Capital do país, que se orgulha de ter no seu solo frutificado pensadores, estudiosos, poetas, musicistas, compositores, artistas. Todos eles com intensa contribuição na construção dessa metrópole singular, de perfil único em todo o mundo. Por isso, a nova edição de Veracidade homenageia um personagem que seja, talvez, síntese desse pensamento plural soteropolitano, o professor Milton Santos, considerado internacionalmente como um dos principais pensadores do Século XX.

Baiano de Brotas de Macaúbas, Milton modernizou, através da Geografia, o estudo do urbanismo, especialmente no pensar as grandes cidades dos países em desenvolvimento, apontando as deficiências e possíveis soluções para a superação das desigualdades latentes. Estudou especificamente a Capital da Bahia, na tese que lhe valeu o doutorado na França, tendo como título “O Centro da Cidade de Salvador”, em que faz uma conexão entre a ocupação do solo desta Capital e os fatores históricos sociais. Dedicou uma vida inteira à Geografia e bem representou o Estado da Bahia no espaço acadêmico mundial.

A homenagem a Milton Santos, no ano em que se completa uma década da sua morte é também, para trazer a sua referência como um pensador que conseguiu livremente estabelecer um fluxo de conhecimento mútuo entre Salvador e o mundo, no momento em que nós soteropolitanos enfrentamos, entre os nossos desafios, o de ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo.

Milton, assim como Mário Leal, Américo Simas e tantos outros ilustres nomes se dedicaram a pensar a Salvador de hoje. Nem todas as idéias desses mestres do pensamento foram colocadas em prática, mas temos a compreensão de que os projetos por eles elaborados ou inspirados, que se tornaram realidade, deram a formatação do modelo de cidade que temos: referência histórica, cultural e turístico do país e um dos principais atrativos do Brasil aos olhos do mundo.

Paulo Sérgio Damasceno Silva
Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente