A Utilização de Indicadores na Avaliação de Programas Governamentais de Disseminação das Geotecnologias

Cássio Marcelo Silva Castro

A gestão urbana tende a incorporar ferramentas adequadas à compreensão dos processos econômicos e sociais. Neste contexto, o conhecimento das formas de ocupação do território, a coleta, o armazenamento e a análise de dados espaciais conferem importância à informação geográfica. Este trabalho apresenta programas governamentais que ocorreram em quatro estados brasileiros, com ações nas áreas de infra-estrutura e desenvolvimento urbano; recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento institucional, que ofereceram apoio técnico e financeiro às prefeituras. Especificamente, os programas auxiliaram a implantação do geoprocessamento, oferecendo bases cartográficas, projetos de cadastro técnico multifinalitário, incentivando a elaboração de sistemas de informação. O trabalho avalia por meio de indicadores, a ação governamental “Bases Cartográficas Municipais”, que ofereceu auxílio para 31 prefeituras do estado da Bahia, no período de 1998-2004, com o intuito de implantar a cultura do geoprocessamento.

Palavras-chave: Geoprocessamento. Bases Cartográficas Municipais. PRODUR. Indicadores.

The urban management tends to incorporate appropriate tools for the understanding of economic and social processes that occur in space. In this context, the knowledge of the territory and its forms of occupation, the collection, the storage, the analysis of spatial data, gives prominence of spatial information. This paper presents government programs in four brazilian states, with actions planned for the areas of infrastructure and urban development, rehabilitation of degraded areas and institutional development, which offered technical and financial support to municipalities. Specifically, the programs helped the deployment of GIS, offering cartography, projects of  technical multipurpose catastres, encouraging the development of information systems. This work seeks to assess through the indicators, the government action “Bases Cartográficas Municipais”, which offered support to 31 municipalities in Bahia state, between 1998-2004, in order to implant the GIS culture.

Key words: GIS. Cartography. PRODUR. Indicators.