A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente – SEDHAM da Prefeitura Municipal do Salvador, dando continuidade a sua série de publicações apresenta a quinta edição da revista VeraCidade, dando continuidade, deste modo, a publicação de textos que trazem uma reflexão critica sobre os processos econômicos, sociais e ambientais de Salvador e capitais brasileiras. Nessa edição discutimos como Salvador se insere no atual processo de flexibilização produtiva, os dilemas resultantes do empobrecimento da cidade e suas conseqüências na urbanização. Reportando-nos a Belo Horizonte, discutimos, também, o significado da regularização fundiária no processo de construção da infra-estrutura urbana.  Além disso, essa edição traz elementos para a reflexão sobre a nossa tradição, com um olhar qualificado sobre a Cidade Baixa, sobre a nossa geografia religiosa Afro-baiana e sobre os Saveiros de vela de içar.

Paulo Henrique de Almeida discute a inserção de Salvador e sua região no atual processo de globalização e reestruturação produtiva e problematiza a relação entre desenvolvimento econômico e planejamento urbano no contexto de crise do modelo neoliberal, fazendo considerações em torno da implantação de um Parque Tecnológico e do desafio da constituição de Salvador como sede dos jogos da Copa do Mundo.

Fernando Pedrão analisa criticamente o processo de urbanização voraz pelo qual passou o município de Salvador e suas interfaces com os modos da industrialização, da globalização e os desafios colocados ao desenvolvimento, situando Salvador como um exemplo de aprofundamento das contradições de classe e de desqualificação de espaços sociais históricos. Jocélio Teles dos Santos analisa os terreiros de candomblé e sua interação com o espaço urbano de Salvador no século XIX. O objetivo do trabalho é demonstrar como os espaços afro-religiosos estavam distribuídos no contesto da cidade e o crescimento desses durante a segunda metade do século XIX. Uende Aparecida Figueiredo Gomes e Léo Heller analisam a complexa relação entre a instalação de serviços públicos de saneamento básico e a situação fundiária dos bolsões de pobreza urbana em Belo Horizonte. Estudando em profundidade os exemplos de duas favelas de Belo Horizonte, a pesquisa ressalta que a promoção do saneamento básico resulta na valorização de áreas e da pressão especulativa do mercado, podendo resultar, contraditoriamente, no deslocamento dessas populações.

O artigo de Jaime Sodré sobre Exu analisa sua metamorfose, da sua chegada da África ao Brasil contemporâneo. Explicita a concretude da representação plástica das divindades africanas no Novo Mundo, apesar da sobrevivência de algumas características fundamentais, agregando novos traços, fruto do contato com as manifestações da religião dominante, a católica. Apresentando um rico painel de variáveis, Maria Alice Pereira apresenta a saga dos negros africanos em terras brasileiras, sua luta pela preservação da identidade étnico-cultural, a perseguição religiosa e o reconhecimento do Candomblé como religião. Discute ainda as políticas públicas implementadas, no âmbito federal, estadual e municipal, voltadas para o resgate da identidade e da cultura africana.

José Augusto Saraiva Peixoto e Claudio de Carvalho Mascarenhas resgatam a cultura do saveiro, embarcação típica da região da Baía de Todos os Santos e Recôncavo, que durante mais de um século praticamente respondia por quase todo o transporte de mercadorias, e atualmente encontra-se em decadência. O texto trabalha os problemas atuais desta atividade, suas ameaças e potencialidades, além de fazer propostas de atuação para reverter esse quadro.

Edson Pitta Lima, na Seção Ponto de Vista, discorre sobre os problemas de distribuição de renda na cidade e problematiza a baixa capacidade de arrecadação do município. O texto discute as razões deste fenômeno na história recente da cidade, suas conseqüências do ponto de vista urbano – a precariedade das condições de habitabilidade, e apresenta um variado elenco de sugestões para minimizar os problemas que afligem Salvador. Paulo Segundo da Costa apresenta um rico ensaio sobre a Cidade Baixa, relatando sua história, peculiaridades e problemas. Fala-nos das dificuldades de comunicação entre as Cidades Baixa e Alta, das características desse sítio geográfico, das suas íngremes ladeiras e sua transformação em importante pólo financeiro e comercial no século passado. Encerra essa edição da Veracidade o belo ensaio fotográfico das festas populares de Salvador com a participação de Tonny Bittencourt e Antônio Fonsêca.

Antonio Eduardo dos Santos de Abreu
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente