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Saveiros de Vela de Içar: 400 anos de história
Ameaças, Potencialidades e Propostas



Claudio de Carvalho Mascarenhas
José Augusto Saraiva Peixoto

Este artigo é derivado de um programa formatado pela ONG GERMEN, chamado Recôncavo Via Saveiro, que se propõe a estimular o retorno ao tráfego dos Saveirões de Carga, do tipo Vela de Içar, nas águas da Baía de Todos os Santos – BTS e dos tipos barcaça e traquete, que navegavam barra a fora, numa parte da faixa do litoral baiano do Grande Recôncavo – GR, que integra as baias de Tinharé e Camamu. O referido programa resgata o significado do saveiro que, durante mais de quatrocentos anos, foi o “elo” transporte na cadeia de negócios, como gêneros alimentícios, materiais de construção, artesanato, mobiliário, dentre diversos outros produtos entre a Cidade da Bahia e o Recôncavo. O texto faz uma análise do modelo de desenvolvimento implantado neste território que desestimulou, progressivamente, o uso deste bem cultural. Discutindo problemas atuais, ameaças, potencialidades e propostas de atuação para a reversão desse quadro, o texto trás à reflexão a necessidade da redução de desequilíbrios sociais, tanto na distribuição espacial das atividades econômicas, de perda de postos de trabalho, quanto nas condições de vida de comunidades ribeirinhas e insulares, sugerindo a implementação de processos integrados para a reativação do sistema, o que se traduz em propostas de intervenção nos campos cultural, ético, político, social, ambiental e econômico. Desse modo, este artigo, sem pretender fazer uma análise exaustiva sobre o Sistema Via Saveiro, não restringe a abordagem do saveiro à embarcação, mas reporta-se a todo o sistema engendrado em torno dele, que integra produção, transporte e comercialização. 

Palavras-chave:  Saveiro de Vela de Içar. Economia. Sociedade. Meio ambiente. Patrimônio cultural. Baía de Todos os Santos. Grande Recôncavo.

Abstract
This article is arising from a NGO GERMEN generated program – “ Recôncavo by Saveiro”. This program aims stimulate traffic return of bigloadsaveiros on the ASB – All Saints Bay and other kind of plain sea traquetes and barcaças on Bahia's coastland at big Recôncavo which includes Tinharé and Camamu Bays. This program recaptures Saveiros significance who by 400 years worked as a link to the transportation of food, buildings material, workmanships, furniture as trade between “City of Bahia” and Recôncavo. Text analysis development's pattern that was in that land which disrespected the usage of this cultural good. Text discusses actual problems, hazards, potential conditions, actuating proposals to revert the situation, so as it considers social differences, geographic dividing of economic activities, employment offering reduction, as the community life quality who lives at the river margin or on the islands. It recommends projects to reactivate  Saveiro with a mainsail system and all this means projects in the cultural, ethnic, political, social, environmental and economic area. So this article doesn't claim to do a complete analysis about Via Saveiro System, doesn't likewise reduce Saveiro with a mainsail performance to a vessel and refers all engendered system around.

Key words
: Saveiro with a mainsail. Econom. Society. Enviroment. Cultural heritage, Baia de Todos os Santos Bay. Grande Recôncavo.

 
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