A  Urbanização  Voraz  em  Salvador

Fernando Pedrão

Há uma questão radical relativa ao significado histórico da urbanização. A urbanização é a produção social de cidades e muda de feição acompanhando os modos da industrialização, da globalização financeira e os desafios que se colocam para as sociedades emergentes. O esgotamento da industrialização de base local, junto com a queda do efeito emprego dos novos investimentos,  resultou em substituição da ordem social estabilizada pela classe média, por um ambiente social tensionado pela pressão do grande capital para captar a valorização do solo urbano e pelas estratégias de sobrevivência da maioria de pobres.  Salvador é um exemplo dessa nova expansão do grande capital, que aprofunda as distâncias entre classes e cria uma urbanização seccionada, que devora os espaços sociais criados em momentos anteriores da cidade.

Palavras-chave: Urbanização. Espaços sociais. Urbanização negativa.

Supporting the historical meaning of nowadays urbanization there is a radical question to be tackled with. Urban development is the social production of cities, which changes in its features, following the moods of industrial development, financial globalization and the challenges facing emerging countries. The decline of locally based industries, along with the fall of the employment effect of the new investments, resulted on substituting the social order supported by income middle sectors for an environment kept under the pressure of big capital, to extract the value added to urban soil, and the survival strategies of the poor majority. Salvador  exemplifies that teared apart urban field, now devouring the social spaces created in former moments of urban life.
Key words: Urban development. Social spaces. Negative urban development.