A Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente – SEPLAM/PMS, dando continuidade a sua linha editorial, lança o terceiro número da revista da VeraCidade. A qualidade dos trabalhos e o caráter plural da VeraCidade têm levado ao reconhecimento da sua importância entre pesquisadores, estudiosos e gestores públicos. Neste número, apresentamos artigos que tratam dos nossos problemas urbanos e dos desafios da gestão pública. O artigo de Graça Druck e Luiz Paulo Oliveira discute a condição “provisória-permanente” dos trabalhadores informais em Salvador e sua região metropolitana no atual contexto de reestruturação produtiva e flexibilização do trabalho. José Antonio Gomes de Pinho, em trabalho sobre governo eletrônico, faz uma reflexão sobre a percepção do estado e da sociedade acerca das tecnologias de comunicação da informação, discutindo a complexa relação entre tecnologia e democratização da gestão pública.

Roberto Bastos Guimarães qualifica os modos de configuração de risco ambiental urbano, destacando a insustentabilidade do atual processo de desenvolvimento e apresenta sugestões para a melhoria da gestão do risco. José Lázaro de Carvalho aborda o sistema de transporte urbano associando-o ao planejamento do uso e ocupação do solo. Ele defende a necessidade do poder público estabelecer diretrizes integradas de planejamento urbano, circulação e de transportes de modo a otimizar a utilização da infra-estrutura e serviços urbanos.

Artur Caldas, em artigo sobre a relevância do sistema de cadastro territorial georreferenciado em áreas urbanas, destaca seu caráter multifinalitário e sua relevância no apoio as ações municipais, particularmente no que diz respeito aos cadastros fiscal e jurídico. Débora Barreto realiza uma análise das conseqüências do ruído emitido pelo transporte urbano na saúde coletiva, enfocando o impacto da poluição na qualidade de vida daqueles que trabalham ou habitam as zonas próximas das avenidas de trafego intenso ou linhas de metrô. Essa edição apresenta, ainda, o debate sobre o licenciamento ambiental enquanto instrumento da política pública ambiental em artigo de autoria de José Raimundo Ferreira e o trabalho de Luiz Baquero, que fala-nos sobre a cidade do Salvador a partir do que o autor qualifica como mitos e mazelas. Objetivando ampliar o nosso olhar sobre os problemas urbanos das nossas cidades apresentamos o artigo de Luiz César de Queiroz Ribeiro, que discute a estratificação sócio-espacial na realidade de um conjunto habitacional – o Jardim de Alah, que faz fronteira com Ipanema e Leblon no Rio de Janeiro. O trabalho analisa os elementos particulares da dinâmica social urbana do Rio de Janeiro, cuja principal característica é a realização de uma modernização incompleta.

Nessa edição, entrevistamos José Esteban de Castro, professor de sociologia da Universidade de Newcastle, Reino Unido. A entrevista traz uma contribuição extremamente rica sobre o processo de mercantilização da água no atual contexto de globalização. Ele apresenta um rico e consistente exame das experiências de privatização da água desenvolvidas em vários países ao longo da última década. Na seção Ponto de Vista, Lívia Maria Gabrielli de Azevedo coloca o dilema da gestão do território frente à atual legislação ambiental. Fernando Teixeira, através de seu olhar apurado, apresenta-nos os encantos das Ilhas de Salvador. E, por fim, Manuel Botelho de Oliveira apresenta uma ode à Ilha de Maré.

Kátia Cristina Gomes Carmelo
Secretaria Municipal do Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente