Condição “Provisória Permanente” dos Trabalhadores Informais: o caso dos trabalhadores de rua da cidade de Salvador

Graça Druck
Luiz Paulo Oliveira

O artigo analisa como a condição de trabalhador informal torna-se “provisória-permanente” no novo contexto de flexibilização do trabalho. Aborda as recentes transformações no mundo do trabalho, dando ênfase ao processo de reestruturação produtiva e suas conseqüências para o mercado de trabalho brasileiro e para a Região Metropolitana de Salvador. Busca evidenciar as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores de rua de Salvador, as trajetórias ocupacionais e as  estratégias encontradas, que possibilitaram a permanência na atividade

informal sob a égide da incerteza, da vulnerabilidade e precariedade. Neste quadro, discute criticamente a empregabilidade dos trabalhadores informais. Utiliza os dados da Pesquisa Emprego e Desemprego para Região Metropolitana de Salvador (PED/RMS) no período de 1997-2004 e a análise de entrevistas qualitativas que descrevem as trajetórias de trabalhadores informais de “sucesso” na cidade de Salvador. Esse artigo origina-se da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em C. Sociais da UFBa, de autoria de Luiz Paulo Oliveira, sob a orientação de Graça Druck.

Palavras-chave: Trabalho Informal. Mercado de Trabalho. Empregabilidade

This paper analyzes how the informal worker's condition becomes "temporary-permanent" in the new context of work flexibilization. It approaches the recent transformations in the work world, giving emphasis to the process of productive restructuring and its consequences for the Brazilian job market and for the Metropolitan Area of Salvador. The paper tries to show the work and life conditions of Salvador’s street workers, the occupational trajectories and the strategies found that made possible the permanence in the informal activity under the aegis of uncertainty, vulnerability and precariousness. In this framework, it critically discusses the informal workers' employability. It uses data from Research Employment and Unemployment for Metropolitan Area of Salvador (in portuguese, PED / RMS) in the period of 1997-2004 and the analysis of qualitative interviews that describe the informal workers’ "successful" trajectories in the city of Salvador. This paper originates from the master's degree dissertation by Luiz Paulo Oliveira, under the orientation of Graça Druck of the of Post Graduate Program in Social Sciences of Federal University of Bahia.

Keywords: Informal Work. Job Market. Employability

Texto completo