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Carnaval de Salvador: A Crise da Cultura Mercadoria

Clímaco Dias

 

 

O artigo em tela faz uma análise da crise atual do carnaval de Salvador e identifica suas raízes na opção de empresários, o setor ligado ao turismo e um grupo de artistas ligados à festa, de atrelar o evento à lógica do mercado, deixando a maioria dos módulos carnavalescos vulneráveis, tanto pela falta de patrocínio quanto pela dependência de subsídios financeiros pelo poder público. O caminho escolhido por estes segmentos, veio como conseqüência da reestruturação produtiva brasileira, de perfil neoliberal, ocorrida no final da década de 1980, e que orientou como alternativa para o Nordeste do Brasil a

priorização do turismo e da fruticultura irrigada e, naquele momento, todos os grupos políticos e agentes econômicos pactuaram que o turismo, através da transformação da cultura em mercadoria, seria a alternativa econômica para a cidade de Salvador e o carnaval foi focado como o evento mais importante desta política. E em nome de uma busca de crescimento econômico para a cidade, promoveu-se uma profunda elitização do carnaval, que funcionou como um freio à diversidade cultural da cidade, que era o próprio sentido do carnaval de participação popular que caracterizou a festa de Salvador, desde o surgimento do trio elétrico. E hoje o carnaval tornou-se uma festa repetitiva, sem oportunidades de aparecimento de grandes entidades populares, esvaziamento de blocos, conflitos entre estas entidades e os camarotes, esvaziamentos e congestionamentos de áreas do desfile, além de muitos outros problemas que não apresentam possiblidades de solução a curto prazo.
 
 
ABSTRACT
This article analyses the current crisis of Salvador’s carnival and identifies its origins in the option made by businessmen, the tourism sector and artist groups connected to the festival, leaving the majority of the carnival modules vulnerable, by the lack of sponsorship and by the State funding dependency. The way chosen by this segments, came as a consequence of Brazilian production reorganization, with its neoliberal profile, occurred in the late 1980’s, which had indicated putting tourism as a priority and irrigated fruit growing as an alternative for Northeast Brazil and, in that moment, all political groups and economic agents agreed that tourism, by transforming culture in merchandise, would be the economic alternative for the city of Salvador and carnival was focused as the most important event of this politic. In the name of the pursuit of economic development for the city, a profound gentrification of carnival, that worked as a brake to city’s cultural diversity, which was the sense of peoples participation carnival itself that characterized Salvador’s festival, since the invention of trio elétrico Today carnival became a repetitive festival, without opportunities for the creation of great popular organizations, emptiness of the blocos, conflicts between organizations, conflict between these and the luxury rooms, emptiness and congestion of areas of the parade, beyond many other problems that doesn’t show possibilities of solution in the short term.

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