Violência em Salvador e as Formas de Enfrentamento

Tânia  R. F. Cordeiro
Maria Eunice Xavier Kalif
Ana Elisabeth Brandão

O artigo traz a discussão sobre a exacerbação da violência no Brasil, nas duas últimas décadas. Revela a trajetória da violência como principal problema de saúde em Salvador, constituindo-se na primeira causa de morte entre os jovens e na segunda causa de morte da população em geral. Demonstra a distribuição desigual deste dano, nos espaços urbanos e populacionais, ao apontar que a violência atinge, principalmente, os jovens, negros, de pouca escolaridade e pobres. Com isso traz à tona fatores que estão na gênese das violências. O artigo apresenta, também, as formas de enfrentamento da

violência de expressiva dimensão, no município de Salvador, materializadas no Fórum Comunitário de Combate à Violência, iniciativa da sociedade e o desenho de uma política da Prefeitura Municipal de Salvador, expressa no Plano Intersetorial Modular de Ação para a Promoção da Paz e da Qualidade de Vida na Cidade do Salvador (Pima). Conclui o artigo ressaltando os pontos críticos para o enfrentamento de um problema complexo como o da violência e enfatiza a necessidade urgente de adoção de políticas públicas efetivas para combater a gênese da violência nas suas diversas formas de expressão.

ABSTRACT
The present text discusses violence exacerbation in Brasil in the last two decades, assuming it as  the most important health problem in Salvador, Bahia, where it is youth’s first death cause and second death cause of the entire population. It shows the unequal distribution of  violent death, pointing out its preponderant victims as poor young black men, what brings up elements of the genesis of  violence. The article also presents two expressive forms of violence confrontation in Salvador:  the Forum Comunitário de Combate à Violência (FCCV), a society iniciative, and a public policy of the town government, known as Plano Intersetorial Modular de Ação para a Promoção da Paz e da Qualidade de Vida na Cidade do Salvador (Pima). The conclusion points out critical aspects of the attempts to face complex problems such as violence and emphasises the urgency for efective public policies to face violence genesis in its several and varied expression forms.

Texto completo