A Prefeitura Municipal do Salvador reedita a Revista VeraCidade. Esse periódico, publicado no começo da década de noventa, cumpre o objetivo de divulgar a opinião de estudiosos, pesquisadores, políticos e personalidades, enfocando temas de interesse e relevância para a cidade, além de apresentar de forma sintética dados estatísticos, indicadores e dados conjunturais sobre Salvador e sua região metropolitana. Trata-se, portanto, de uma iniciativa de grande significado, em especial para aqueles que, através do debate e do diálogo, objetivam construir soluções coletivas para os problemas que afligem a nossa cidade nesse começo de século.

Com esse número estamos re-inaugurando a VeraCidade, em sua versão eletrônica, e trazendo para o debate temas relevantes para a Cidade do Salvador como a avaliação da qualidade urbano-ambiental pelos moradores da nossa cidade, de Rita de Cássia Antunes Cordeiro em co-autoria com Luiz Roberto Santos Moraes, Patrícia Campos Borja e Marcos Jorge A. Santana; o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Salvador (PDDU/2006), em sua versão revisada, apresentada por Fernando Teixeira, além de uma reflexão sobre a problemática das águas,  analisada sob dois aspectos que se interrelacionam: a gestão ambiental das bacias hidrográficas urbanas, discutida por Benedito A. W. Silva em co-autoria com Maíra M. de Azevedo e Juliano S. Matos e a drenagem urbana - tema do artigo de autoria de Edgar Álvares Neto, que se constituem em desafios para cidades com características similares a Salvador.

O texto de Edmílson Carvalho,  "A Cidade e o Capital", discute as determinações de caráter estrutural que conformam cidades como Salvador. Trata-se, portanto, como afirma o autor, de uma tentativa de apropriação da essencialidade das cidades nas diversas modalidades de sociabilidade capitalista. Além disso, apresentamos o artigo sobre os desafios da atividade de planejamento urbano no campo do ensino, de autoria de Pasqualino Magnavita. Objetivando ampliar nossos horizontes a partir de um recorte específico e pensar Salvador de forma comparativa, o texto de Pedro Jacobi aborda questões fundamentais sobre a problemática urbano-ambiental em uma grande metrópole como São Paulo.

A Orla Atlântica da cidade do Salvador é tema da sessão Ponto de Vista discutida pelo arquiteto Paulo Ormindo, Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - seção Bahia. Salvador é, ainda, objeto da reflexão do sociólogo Gey Espinheira que analisa as complexas relações sociais em Salvador, cidade marcada, por um lado, pela desigualdade e pobreza e, por outro, pela espetacularização e inserção subordinada aos atuais processos de globalização capitalista. Na sessão Salvador de Todos os Tempos apresentamos cenas do cotidiano da cidade registradas pela lentes do fotógrafo baiano Marcelo Reis. E, finalmente, deixamo-nos guiar pelo itinerário poético de Fernando da Rocha Peres e passeamos por Salvadolores indo, assim, ao encontro dos múltiplos significados dessa cidade de Antão.

Kátia Cristina Gomes Carmelo
Secretária Municipal do Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente