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Planejamento Urbano: Tendências,Ensino e Questionamentos


Pasqualino Romano Magnavita


As práticas de ensino de qualquer disciplina acadêmica  pressupõem três variáveis: Poder, Saber e processos de Subjetivação. Sob esse enfoque, o texto levanta questões relacionadas com a produção desse conhecimento específico, o Planejamento Urbano, tanto em relação à nova modalidade adotada,  denominada Planejamento Estratégico, quanto às questões propriamente de formação profissional.

Formação essa que se vincula a um conjunto de disciplinas acadêmicas , expressando, assim, uma específica forma de pensar. Forma esta, de regra binária, e que tem como fundamento o axioma maior da sociedade capitalista pós-industrial, a propriedade privada.  Circunstâncias que permitem, assim, a reprodução  de enunciados e proposições que acabam orientando o Ensino e  a Prática profissional. No sentido epistemológico, esse conjunto de disciplinas constitui uma “máquina abstrata axiomática binária”.  Ao lado da indissociável relação Saber/Poder , encontra-se a questão geralmente não abordada nas instituições de ensino e na prática profissional: os processos de Subjetivação parcial. Processos estes que se relacionam com “territórios existenciais” entendidos como construções das subjetividades individuais e coletivas e que, por sua vez,  condicionam  atos de decisões frente aos inúmeros problemas urbanos e suas possíveis soluções. Ainda, o texto aborda e relaciona  o Planejamento Urbano , com uma diferente forma  emergente de pensar, a  qual, tem na Lógica da Multiplicidade e em  seu repertório conceitual, um novo instrumento  para o entendimento  da área de conhecimento em questão.


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ABSTRACT

The teaching practices of any academic discipline presupposes three variables: Power, Knowledge and processes of turning into Subjectivity. The text raises questions related to the production of that specific knowledge, The Urban Planning, both in relation to the new model adopted, named Strategic Planning, and to the actual question of professional education. That education is linked to a set of academic disciplines, and thus expresses a specific way of thinking.. That binary-rule way of thinking has private property, the biggest axiom of the post-industrial capitalist society, as its foundation. Those circumstances, then, allow the reproduction of statements and propositions that end up by guiding Teaching and Professional Practice. In the epistemological sense, that set of disciplines constitutes a “binary axiomatic abstract machine”. Beside the unsociable relation Knowledge/Power is the question not  usually approached in the teaching institutions and in the professional practice: the processes of  turning into partial Subjectivity. Those processes are related to ”existential territories” understood as constructions of individual and collective subjectivities and they condition acts of decision when facing the uncountable urban problems and their possible solutions. This text also approaches Urban Planning and relates it to a different and emerging way of thinking, which has in the Logic of Multiplicity and in its conceptual collection a new tool for the understanding of  the area of knowledge in question.


 
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Pasqualino Romano Magnavita
Arquiteto, Doutor, Bolsista do CNPq,

 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente - SEDHAM
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